ASSEMBLEIA DE DEUS: DO NÚCLEO AO CAMPO

 

ASSEMBLEIA DE DEUS: DO NÚCLEO AO CAMPO

 

(Templo antigo na rua das Flores)

Em 1950 já existia em Santa Rita um núcleo de assembleianos formados pelos irmãos da família Pena. Considera-se que a partir desse núcleo é que se começou o trabalho de evangelização da Assembleia de Deus em Mutum. O primeiro presbítero foi Daniel Estevão Oliveira, presidido pelo Pr. Ormídio Siqueira das Neves, de Governador Valadares. Depois o Pr. Ormídio passou para o Pr. João José Teixeira, de Pocrane, ou seja, Mutum passou a ser do campo de Pocrane.

Em 1960, o Pr. João José Teixeira passou a missão para o Pr. José Vieira de Souza, de Aimorés. Ele foi presidente da denominação em Mutum de 1960 até o ano 2000, cerca de 60 anos.

Por Mutum passaram diversos obreiros, primeiro veio o Daniel Estevão, depois o evangelista João Torrente, evangelista Juaquim de Ávila, que comprou o terreno onde hoje está localizado o atual Templo-sede à Rua XV de Novembro (Rua das Flores).

Em seguida veio o Presbítero José Ribeiro, mais conhecido como Zequinha tintureiro, na sequência foi o Presbítero Palmerindo. O presbítero André Ferreira Sobrinho que depois voltou já sendo Pastor, presbítero Clei Marques, Pr. Pedro Barbosa Fiúza.

A emancipação se deu na data 05 de abril de 2000, quando o Pr. José Vieira de Souza assinou a emancipação de toda a região envolvendo Mutum, passando a presidência para o Pr. José Luciano Sobrinho. Nesta data o Templo já estava localizado na rua Arnaldo Curtinhas.

Em 2000 foi fundada a Escola Teológica IEADEM, a primeira de Mutum. No dia 13 de abril de 2008 foi inaugurado o novo Templo-Sede na Rua XV de Novembro (Rua das Flores). 

 

(Templo na rua Arnaldo Curtinhas, perto da antiga creche, hoje funciona como centro pastoral)

A Igreja hoje conta com um total de sete congregações. Outros campos foram emancipados, como em 2009 foi emancipado o campo de Ocidente, junto com Santa Rita, São Roque. Com o campo de Mutum ficou a Sede, Vila Noberto, Vila Capitão Fonseca, Rua Domingo Barcelos, Barra Longa, Centenário, Lajinha de Mutum e Santa Elisa. A partir de Janeiro de 2020 o pastor presidente passou a ser Marcos José Fernandes.

Na primeira década deste século foi iniciado em Mutum um trabalho chamado Classes Boas Novas, iniciado pela saudosa Neuza Luciano Vieira (Tia Neuza) assistindo mais de mil crianças, sendo que a maioria aceitou a fé assembleiana. A Igreja hoje está em diversas áreas da cidade e da Zona Rural. Organiza-se em departamentos como o da Ação Social, de Missões que sustenta a ação missionária como em Paraguai, Nigéria, Argentina, Cuba e diversos outros países. Há também os Círculos de Oração como Rosa de Saron (feminino), Filhos do Rei (Masculino) e a UMADEM (União da Mocidade da Assembleia de Deus de Mutum), união dos adolescentes, o Ministério Infantil das Assembleias de Deus de Mutum bem como a Escola Bíblica Dominical, que funciona todos os domingos em todo o campo de Mutum. Há outras funções como o serviço de áudio visual e sonorização.

A 1ª Assembleia de Deus de Mutum é filiada à COMADVARDO (Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e Outros).

Colaboração: Erith Eduardo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASTOR JOEL: NA CADÊNCIA DA EVANGELIZAÇÃO