TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: A CHEGADA EM MUTUM

 

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: A CHEGADA EM MUTUM

 

A partir de conversas com membros da denominação Testemunhas de Jeová tive contribuição de dois links para o site wol.jw.org em que deparei com a história da implantação do trabalho em Mutum.

O primeiro texto data de 1989, publicado em Nosso ministério do Reino, na seção Notícias Teocráticas, diz a respeito do que pode ser a primeira inserção da denominação em nossa cidade.

“Uma congregação do Rio de Janeiro trabalhou recentemente em Mutum, MG, cidade não designada, por duas semanas, alcançando excelentes resultados. Colocaram 215 livros, 341 folhetos, 538 revistas, fizeram 805 revisitas e iniciaram 170 estudos. Um ancião do grupo, referindo-se ao território, disse: “É receptivo, deveras notável. Todos escutam com a maior e melhor atenção, e mostram vivo interesse pelas boas novas. Tanto assim que foi aberto um número expressivo de estudos. Os que começaram a estudar são deveras pessoas muito interessadas e temos a impressão de que progredirão de modo firme e estável.” A congregação decidiu voltar pelo menos uma vez por mês, além de escrever cartas de testemunho a todos os estudantes. A Sociedade já enviou três pioneiros regulares para dar continuidade à obra ali. Está a sua congregação disposta a aceitar o desafio de trabalhar também em território não designado ou pouco trabalhado, e receber muitas bênçãos?”

Já em uma publicação na revista Sentinela de 1991, no texto intitulado Os Esforços Contínuos Resultaram em Bênçãos, Mutum novamente é mencionado com frutos do trabalho aqui feito.

“Entusiasmados com o sucesso desse trabalho especial, 29 publicadores da Congregação Arpoador foram pregar na cidade de Mutum, a uns 500 quilômetros de distância. “A receptividade foi deveras notável”, disse o ancião que dirigia o grupo. “A maioria das pessoas escutou com tanta atenção e interesse que 170 estudos bíblicos foram iniciados, e achamos que muitos deles continuarão.” Em duas semanas, cada publicador pregou em média 90 horas, e o grupo distribuiu quase 1.100 publicações ao povo. Ao todo, 181 pessoas compareceram aos discursos públicos proferidos pelos irmãos.”

“Poucos meses depois, a congregação alugou uma excelente casa no centro de Mutum para servir de Salão do Reino e de casa para pioneiros. O primeiro relatório enviado à Sociedade pelas duas pioneiras designadas ali dizia em parte: “Com tantos estudos já iniciados, precisamos de mais pioneiros. Mesmo com a ajuda dos irmãos do Rio de Janeiro uma vez por mês, o trabalho é enorme. De cada 10 moradores com quem conversamos, 9 pedem que voltemos. Também precisamos de ajuda para dirigir as reuniões.” Outra pioneira trabalha agora com elas.”

Como proposta do blog, aos poucos iremos compartilhar textos interessantes sobre Altares de Mutum, para que a gente vá resgatando a história da religiosidade aqui difundida e aqui vivenciada. Buscaremos contemplar a diversidade religiosa de forma mais ampla possível.

Colaboração: Natalino Valério (Membro da denominação Testemunhas de Jeová).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSEMBLEIA DE DEUS: DO NÚCLEO AO CAMPO

PASTOR JOEL: NA CADÊNCIA DA EVANGELIZAÇÃO